twitter


ENTREVISTA COM EDILZA PINHEIRO

 Hoje é um dia especial. Pois tive o prazer de entrevistar uma das blogueiras literárias mais bem sucedidas do Estado do Pará: Edilza Pinheiro da Rocha. Formada em Letras pela Universidade Estadual do Pará, atualmente mantém em seu blog, Ediverdade, mais de 1.500 seguidores. mas deixemos de apresentações, vejamos o que Edilza tem a nos dizer.

(Tribos da Literatura)Primeiramente, quem é Edilza? Como Você se define?
(Edilza) Ihhhh! Quem sou? Dífícil...muito difícil te responder. Não tenho palavras exatas para definir quem eu sou.Sou como tantas outras pessoas por aí, com sonhos, devaneios. Sou simples, compreensiva, paciente-impaciente, meiga, chata,brincalhona...tá vendo só? Perguntinha difícil esta. o.O
(Tribos da Literatura)Desde quando vem sua paixão pela leitura? É parte constante de sua vida desde a infância ou provem de sua formação acadêmica?
(Edilza) Minha paixão pela leitura vem desde a minha infância.Comecei com os gibis e não parei mais.
(Tribos da Literatura)O que a motiva como leitora?
(Edilza)As boas histórias que diferentes autores  escrevem me motivam a ler cada vez mais. O mundo mágico dos livros me fascina. Eu viajo em cada leitura, eu sofro, eu venço, luto, descubro mistérios e lugares  inimagináveis nas páginas de um livro...quer maior motivação que isso? Amo os livros. *-*
(Tribos da Literatura)Você tem inclinação por um estilo literário específico?
(Edilza) Sim, tenho. Tenho inclinação para YA (Young Adult) principalmente. Mas leio de tudo, também curto outros gêneros como chick-Lits, steampunk, gosto de livros com mistérios, suspense, algo meio que policial também gosto de ler.Na realidade, o livro sendo bom, tendo uma boa história estou dentro,não faço distinção não. Também gosto muito de romances históricos.
(Tribos da Literatura)O que a levou a optar por construir um blog  de divulgação literária? Qual sua inspiração ou motivador?
(Edilza) Eu sempre gostei de escrever em blogs, já possuir centenas deles, mas nenhum foi tão relevante e satisfatório quanto o Ediverdade. E o Ediverdade surgiu dessa necessidade de mostrar o que estava lendo, de incentivar as pessoas à prática da leitura e dá dicas de leitura mesmo.
(Tribos da Literatura)Quais blogs foram fundamentais para você como modelo de construção?
(Edilza) Como disse, já possuir vários blogs antes do Ediverdade, não tive nenhum como modelo. Quando resolvi criar um blog literário pra valer, até me assustei com tantos outros blogs sobre o mesmo assunto! E comecei a seguir esses blogs e admirá-los como por exemplo o Viaje na leitura da Thais Turesso, e tantos outros lindos que tem por aí.
(Tribos da Literatura)Uma blogueira bem sucedida como você provavelmente não precisa mais fazer campanha para conseguir parceiros. Se isso é verdade, que critérios você utiliza para decidir que possíveis parceiros devem ou não ser abordados  pelo Ediverdade?
(Edilza) Hahahaha Obrigada\pelo “bem-sucedida”, mas acho que não sou ainda uma blogueira bem sucedida.  Bom, campanha eu nunca fiz, mas já mandei alguns e-mails para muitas editoras, viu? Não defino critérios, se acho que a editora X tem títulos legais mando um e-mail para uma possível parceria.  Nunca envio mais de um e-mail  solicitando parceria. Não insisto. Vejo garotas no Twitter que enche o saco das editoras perguntando se já leram seus e-mails, nossa essa insistência toda, acaba fazendo com que a editora te coloque para escanteio.
(Tribos da Literatura)Os novos autores a procuram muito para terem seus livros resenhados por seu blog ou ainda ficam mais contidos esperando um possível contato seu?
(Edilza) Muitos entram em contato sim. Inclusive estou devendo umas resenhas de 3 autores. Desculpem-me.o.O
(Tribos da Literatura)Dos novos autores que têm se destacado no Brasil, qual(is) você destacaria como uma grande aposta editorial? Por quê?
(Edilza) Eu aposto meu reino na autora Luiza Salazar. Ela é autora de Sete Selos que será lançado agora em feveireiro pela editora Underworld. Luiza tem uma qualidade literária incrível. A escrita é inteligente, sabe o que faz. Ela domina a escrita como poucos de sua idade.
(Tribos da Literatura)Você já recusou uma parceria ou já foi recusada por alguém?
(Edilza) Já recusei sim e já fui recusada...e muito.
(Tribos da Literatura)Qual sua relação com seus outros dois parceiros de postagens do Ediverdade?
(Edilza) Na realidade não tenho mais 2 parceiros no blog somente um agora. Jon se desvinculou do blog e agora só tenho a Karini Couto do Rio de Janeiro que me ajuda resenhando, arrumando parcerias.A colaboração dela ainda é tímida, mas de grande ajuda.E a minha relação com ela é bem legal.

(Tribos da Literatura)É verdade que dos novos blogs que têm surgido voltados para a literatura, muitos não tem a divulgação literária como seu objetivo principal, visam apenas sua auto-promoção. O que você pensa desse tipo de postura por parte de alguns blogueiro?
(Edilza) Olha, tem muitos blogs mesmo que surgem do nada somente visando parcerias...é notório isso. Mas fazer o quê?
(Tribos da Literatura)Qual sua relação com blogs de temática semelhante ao do seu?
(Edilza) Amigável. Me dou bem com todo mundo.
(Tribos da Literatura)Vamos para um rápido pinga-fogo?
Um livro inesquecível:
(Edilza) A Menina que Roubava Livros e Cem Anos de Solidão.
Uma adaptação para o cinema que você considera uma obra-prima:
(Edilza) Memórias de uma Gueixa. Perfeito.
Aquela que você considera um desastre?
(Edilza) Nem tanto um desastre, mas me decepcionei um pouco...foi o Código da Vinci
Uma personagem literária apaixonante:
(Edilza) E por que não a personagem de Memórias de uma Gueixa? Sayuri-san
Uma personagem desagradável, o pior vilão que você já encontrou nos livros que leu:
(Edilza) Acredita que não me lembro? O.O Vou ficar devendo essa.
(Tribos da Literatura)Que conselho você daria para os blogueiros iniciantes?
(Edilza) Que resenhem seus livros com autenticidade, que caprichem no templante (tou precisando mudar o meu inclusive rs) que sigam e comentem nos outros blogs para se tornarem também conhecidos, que façam suas primeiras promoções com livros comprados do seu bolso. Eu fiz isso. Que divulguem não só a literatura estrangeira mas a nacional também. Temos autores maravilhosos que precisam de nosso apoio também.Acho que é só.

6 comentários:

  1. Oi!
    Obrigada por ter sido a primeira a ser entrevistada pelo seu blog!
    Adorei fazer. rs

    Beijos e vida longa à você e ao seu blog.

  1. Adorei a entrevista com a Edi =) Muito autêntica e com conselhos super valiosos!

  1. Parabéns plea bela entrevista!
    Eu e a Edi nos conhecemos há mais de 1 ano e meio no começo das nossas carreiras como blogueiras literárias hahaha
    Tinha poquíssimos blogs na época, mas como literatura contagia, hoje tem muitos por aí!

    Edi, obrigada pela citação!

    Sucessos *-*

    Thaís ♥

  1. Este comentário foi removido pelo autor.
  1. Bacana a sua entrevista Edi!
    É muito bom poder participar de algo onde falamos sobre coisas que amamos!
    Eu amo livros!
    Ainda sou um tanto travada em se tratando de blogs.. pois tudo isso é muito novo pra mim..e tem a correria do dia a dia..porém mesmo que "timidamente" rsrs me sinto contente em poder fazer parte do Ediverdade!

  1. Adorei a entrevista e te conhecer melhor Edilza!!!
    Que muitos outros blogueiros possam ser entrevistados por aqui!!!

    Bye

Postar um comentário