twitter


03/11/2010 20h18 - Atualizado em 03/11/2010 20h18

Haddad vai devolver parecer que pede veto a obra de Monteiro Lobato

Segundo assessoria do ministério, devolução deve ocorrer nos próximos dias.
Para Conselho Nacional de Educação, livro contém trechos racistas.

Do G1, em Brasília
Livro 'Caçadas de Pedrinho', de Monteiro Lobato, distribuído a escolas públicas no programa Biblioteca na Escola'Caçadas de Pedrinho', de Monteiro
Lobato, distribuído a escolas públicas
no programa Biblioteca na Escola
(Foto: Divulgação)
O ministro da Educação, Fernando Haddad, deve devolver nos próximos dias ao Conselho Nacional de Educação (CNE) o parecer elaborado pelo órgão que pede que o livro “Caçadas de Pedrinho”, de Monteiro Lobato, seja retirado da relação de publicações distribuídas às escolas públicas, informou a assessoria do ministério. Haddad teria discordado do teor do documento.

Segundo a assessoria, não há prazo para que Haddad devolva o parecer, que precisa ser homologado pelo ministro para que sua aplicação tenha validade. A devolução do documento indica que o ministro não pretende homologar o parecer original do CNE.
O documento aponta que os negros e as religiões africanas são tratados com preconceito no livro, quando o autor se refere à "personagem feminina e negra Tia Anastácia” e também devido às “referências aos personagens animais tais como urubu, macaco e feras africanas".
Em um trecho do livro, por exemplo, a personagem Emília (do Sítio do Pica-Pau Amarelo) diz: "É guerra, e guerra das boas. Não vai escapar ninguém – nem Tia Nastácia, que tem carne negra", aponta outro trecho do documento.
Ao G1, o CNE informou que, caso o  ministro devolva o parecer, os conselheiros do órgão se reunirão para discutir o assunto novamente.
Na semana passada, o CNE informou ao G1 que o parecer segue critérios estabelecidos pela Coordenação Geral de Material Didático do MEC para a seleção de títulos. Um dos critérios, de acordo com o órgão, é primar pela "ausência de preconceitos, estereótipos ou doutrinações".
O texto sugere que livros com teor semelhante não sejam selecionados no PNBE ou, caso sejam, a Coordenação Geral de Material Didático e a Secretaria de Educação Básica do MEC devem exigir da editora a inserção de uma "nota explicativa" com esclarecimentos ao leitor sobre a presença de estereótipos raciais na literatura.

"Esta providência deverá ser solicitada em relação ao livro ‘Caçadas de Pedrinho’ e deverá ser extensiva a todas as obras literárias que se encontrem em situação semelhante", diz o documento, aprovado por unanimidade pela Câmara de Educação Básica do CNE.

A obra de Monteiro Lobato foi escrita em 1933 e faz parte do acervo do Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE) e é distribuída em escolas públicas de todo o país.

 Fonte: http://g1.globo.com/

0 comentários:

Postar um comentário