twitter


Começa a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca de Cubatão


A semana que vem em Cubatão está de braços dados com a Literatura de boa qualidade! A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca tem vasta programação de 24 a 27/10, sempre na Biblioteca Municipal. Tradicional na cidade, este ano, as comemorações vão prestigiar autores cubatenses, moradores do município que dedicam sua vida, totalmente ou em parte, ao mundo das letras.

As atividades começam no dia 24/10 às 20h30 quando será apresentada a Instalação Multimídia "Relicário de Cicatrizes", uma releitura dos anos de chumbo da ditadura militar. Utilizando as diferentes facetas como poesia, música, dança, os atores passeiam pelo lado sombrio da ditadura utilizando salas e corredores da Biblioteca como cenário. A direção e concepção do espetáculo é de Ivan da Conceição e conta com grande elenco. Já na segunda-feira (25/10) às 14h haverá bate-papo com a escritora Mô Amorim e a ilustradora Nice Lopes sobre o livro "A Nuvem Vermelha", publicação elaborada pelas duas artistas, que retrata o mundo infantil e adolescente de maneira bastante lúdica e fantástica.

A Semana também vai oferecer atividades práticas para os apaixonados por Literatura: dia 26/10 às 15h haverá Oficina de Limeriques com a escritora Viviane Veiga Távora. "Limeriques" são um tipo de poema curto, falam de coisas malucas e tem sempre cinco versos. A primeira, a segunda e a quinta linhas terminam com a mesma rima. Na oportunidade, Viviane também vai expor poemas do seu livro "Mareliques da Praia Louca", livro voltado ao público infantil, vencedor do Proac (Programa de Incentivo à Cultura do Estado de São Paulo). Neste mesmo dia, às 19h30, os escritores Marcelo Ariel e Cícero Gilmar Lopes se encontram para conversar, trocar ideias com o público e falar sobre suas loucuras literárias. Marcelo Ariel e Cícero Lopes lançaram, respectivamente, as publicações "Conversas com Emily Dickinson" e "O livro das Respostas para todas as perguntas".

O encerramento da Semana acontece em grande estilo, dia 27/10 às 15h, quando o autor Roberto Melchior participa de encontro com a plateia, passeando pelo mundo das letras e das fotografias. Roberto Melchior é professor da rede pública municipal de ensino, leciona em universidades da região na área de fotografia e também é formado em Publicidade e Propaganda. É autor dos livros “Id e eu no caminho de Santiago”, “Coisas de criança", “Don Juan Pós-Moderno” e “Pelos Caminhos do Brasil”. A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca é lei, foi instituída em 1980, e acontece sempre de 23 a 29/10, sendo que neste último é consagrado ao Dia Nacional do Livro.



Programação da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca

Local: Biblioteca Municipal de Cubatão (Av. Nove de Abril, 1977)

Dia 24/10 (domingo) às 20h30

Instalação Multimídia Relicário de Cicatrizes

Dia 25/10 (segunda-feira) às 14h

Bate-papo com a escritora Mô Amorim e a ilustradora Nice Lopes sobre o livro "A Nuvem Vermelha"

Dia 26/10

Às 15h – Oficina de Limeriques com a escritora Viviane Veiga Távora e exposição de poemas do livro "Mareliques da Praia Louca"

Às 19h30 – Encontro com os escritores Marcelo Ariel, autor de "Conversas com Emily Dickinson" e Cícero Gilmar Lopes, autor de "O livro das Respostas para todas as perguntas"

Dia 27/10 às 15h

Bate-papo com o escritor Roberto Melchior, autor de "Pelos Caminhos do Brasil" e "Id e Eu no Caminho de Santiago"



Texto: Morgana Monteiro

20101021-SECULT-Semana Livro 2010-MM.doc



0 comentários:

Postar um comentário